Esta página tem: postagens e comentários
Pesquisa personalizada

segunda-feira, 30 de junho de 2008

LÍNGUA JAPONESA - USO DE PRONOMES

Eu - watashi(mulheres) e boku(homens)
Exemplo:
Watashi wa Maria desu. Eu sou Maria.

Boku wa Carlos desu. Eu sou Carlos.


Você - Anata
Exemplo:
Anata no namae wa nandesuka? Como é o seu nome?


Ele/ela - kare(homens) / kanojo(mulheres)
Exemplo:
Kare wa ima shigoto desu. Ele agora está trabalhando.

Kanojo wa mou nete imasu. Ela já está dormindo.

**kare(kareshi) e kanojo também é usado quando se trata do namorado ou namorada.
Exemplo:
Nichi youbi ni kare(kareshi) to eiga wo mini ikimashita. Domingo fui ver um filme com meu namorado.

Kanojo to deeto desu. Vou me encontrar com minha namorada.


Acrescenta-se tachi quando for usar o pronome no plural.

Nós - Watashi tachi / Boku tachi
Exemplo:
Watashi tachi wa doyou bi umi e ikimasu. Nós vamos ao mar(à praia) no sábado.
Boku tachi wa shigoto desukara ikemasen. Nós vamos trabalhar porisso não poderemos ir.


Vocês - Anata tachi
Exemplo:
Anata tachi, oshizukani! Vocês, silêncio!


Eles/elas - kare tachi / kanojo tachi
Exemplo:
Kare tachi wa ie ni imasen. Eles não estão em casa.

Kanojo tachi wa depaato e ikimashita. Elas foram à loja de departamento.


palavras utilizadas nesse artigo.

watashi - eu (mulheres)
boku - eu(homens)
namae - nome
kare - ele / namorado
kareshi - namorado
kanojo - ela / namorada
shigoto - trabalho / serviço
neru - dormir
eiga - filme
miru - ver
deeto - encontro
umi - mar
shizuka - silêncio
ie - casa
depaato - loja de departamento, shopping center

4 comentários:

Anônimo disse...

oi re,...tem uns japas aqui no kaisha que quando não sabem o nome de alguém...falam aitsu...que é isso?

なか disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
yoko disse...

Aitsu: ele/ela

Byakuran disse...

ta certo isso do watashi e boku? pq vejo em audios homens japoneses falando watashi wa, e ate em musicas

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui, gostou da postagem? Alguma sugestão/crítica/pergunta? Assim que possível estarei respondendo! obrigada!